Porque um Blog?

Alguns amigos me perguntam sobre o que estou escrevendo no momento?
Escrevi durante algum tempo para o Jornal do Estado (Curitiba/Paraná), para alguns Jornais e Revistas Técnicos escrevia matérias tambem técnicas ( Seguro em Foco foi um deles).
Mas o que estou escrevendo no momento são crônicas, se é que posso rotula-las com este título!.
Na verdade um pouco de verdade e um pouco de fantasia sobre a verdade.
O Livro está praticamente pronto, daí: No Prelo!.

Vou postar aqui algumas dessas pequenas estórias e conto com a compreensão dos amigos, sobre meus erros e lapsos ( que não são poucos).

Bem sei que de boas intenções, está ladrilhada a estrada que leva ao inferno, contudo...Como quem está na chuva pretende se molhar.

Adoraria receber de algum amigo uma toalha bem felpuda.

Rodolpho.




quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

16 Coisa e tal.

Coisa e tal.

Alguns dias as coisas acontecem, sem que possamos sequer registrar o ocorrido, na nossa agenda mental , de coisas acontecidas, e essas coisas acontecem tão rápido , que quando nos damos conta, a coisa já aconteceu e passou e outra coisa está naquele momento acontecendo, e muitas vezes aborrecendo , incomodando e importunando e infernizando e por aí vai.

E outra coisa acontece novamente e a mesma coisa acontece de novo e aquela coisa some no emaranhado de acontecimentos , mas quando a gente dá graças a Deus por haver esquecido, lá está ela de novo, e por aí vai de novo e tra lá lá....pei pei pei.

Tal e coisa, coisa e tal, numa miríade infinita de acontecimentos que se entrelaçam, se abraçam, se julgam impertinentes, e ás vezes se tornam concretamente impertinentes, e o nosso dia vai se arrastando feito lesma, deixando aqueles traços gosmentos e brilhantes por onde passam nossos pensamentos.

Como aquela música, ou pedaço dela, que nos acompanham durante um dia inteiro em nossa memória, ou aquele pequeno texto, ou um pensamento que nos martela a cabeça, pulsante, obstinado, incisivo, parecido com a coisa que minha diarista cantarola enquanto ta trabalhando, uma melodia estranha e com ritmo todo tropicante, que eu não agüentei e perguntei pra ela ; Mas o que é que a senhora ta cantando?

- Não tô cantãno nada sério não, tô cantãno um pouquinho de tudo é só a propaganda de um CD que toca na televisão e eu amanheci com isso na cabeça!.

As vezes o número de uma placa de automóvel que passou, o que nos leva a pensar: “ tenho que jogar no bicho este número”, e aí a gente fica o dia inteiro repetindo: “ tenho que jogar no bicho aquele número...tenho que jogar no bicho aquele numero, porem ou a gente esquece de jogar no bicho ( ou perde o sorteio chegando atrasado para fazer o jogo), ou quando chega pra jogar esqueceu o número, ou ainda quando você vai comentar com um colega: “Puxa, sabe que hoje o dia inteiro fiquei com aquela música na cabeça?” E ele pergunta: “Que música?”

Pronto... ! E a música então some..., desaparece como por encanto, torna-se fumaça, e não conseguimos mais lembrar a música, o texto, o pensamento, e raios o partam, esquecemos até sobre o que estávamos falando. Conseqüentemente aquilo que buscávamos tanto esquecer, passa a ser rastreado, como se fóssemos um Sabujo Perdigueiro ( para aqueles que não sabem, é um cachorro conhecido pelos seus dotes de farejador/caçador), vasculhamos e perseguimos nos confins de nossa memória, farejando, fungando, fuçando e soprando a poeira de lembranças por outros cantos nos arquivos do cérebro em busca de algum indício que nos faça lembrar do que queríamos tanto esquecer e acabamos esquecendo mesmo.

Neste momento você deve estar pensando: “ Isso é indício de Hauzheimer ( aquela doença que acomete a memória), e eu lhe digo que não....acho que não.

Já conversei com vários colegas que passaram por experiência semelhante, e portanto se fosse Hauzheimer, seríamos com certeza , um caso especial e suficiente para difundir um alerta público de epidemia.

A mente humana é realmente uma caixinha de mistérios e a medicina e a ciência por mais que apresentem respostas por vezes estapafúrdias sobre a mente, não consegue convencer a ninguém de que possuem uma resposta prática, direta e objetiva sobre o tema , tipo: “O problema foi esse, faremos isso e teremos tal resultado”.

Tenho um colega que é enfermeiro em um grande hospital e ele um dia sentenciou: “Aqui no Hospital fazemos de tudo.., mas a coisa na verdade é bem simples, Se cortou? Costuramos, Se quebrou? Colamos, mas seu foi na cabeça...xii, aí teremos um grande problema “ – tive que concordar com ele!.

Nestes momentos costumo parar e ouvir de forma muito atenta aquilo que me atormenta, cantando a música, revolvendo o texto, pensando sobre o pensamento (desculpem pela redundância) .

Como dizem os budistas, tudo passará, as músicas, os textos, os pensamentos e parodiando o Fernando Sabino: “No final tudo dá certo e se ainda não deu, pode ser que não tenha chegado ao fim.”

Independente de tudo, sabe que eu ainda não lembro o número daquela placa ?

Pode?

domingo, 18 de janeiro de 2009

15 Chocolate X Beijo

Chocolate x Beijo

Os cientistas por favor me desculpem mas, Vai fazer pesquisa furada assim lá nos quintos dos infernos! É um tal de que, não pode correr, pois pode sobrecarregar o coração, causar infarto, inchar as veias e tantas desgraças, que até pra pegar elevador eu gritava de longe “ Por favor esperem um pouco, não posso correr...meu coração...”

Agora vem outro resultado de pesquisas médicas, só andar ?, também não pode não..., não é bom..., o bom mesmo é correr , rapidinho e saltitante feito uma gazela, ou mesmo esbaforido, como fugindo de um assalto, porque mantem o coração ágil, batendo feito crente em manhã de domingo quando fazem suas visitas em romarias, dizem agora os cientistas que o coração fica atlético, descarrega endorfina, adrenalina, cafeina e tantas outras inas , que talvez até cocaína ele descarregue também ( cuidado, senhores policiais ouvi dizer que existem alguns corações partidos que estão emporcalhando a cidade por aí).

E o ovo? hummm?, e o OVO ??? pergunto de novo....diziam nossos ilustres cientistas:: MEU DEUS ! NÂO comam OVO, Fujam do Ovo, ele vai entupir as artérias, vai rechear as veias como lingüiça de tanto colesterol, vai causar infarto, vão nascer penas em vez de pêlos, e o coitado do Ovo com tanta propaganda negativa, foi alvo até de aborto, afinal, que mãe ? por mais que fosse uma verdadeira Galinha, poderia ter orgulho de dar á luz, um ser tão vil e execrável?

E agora é o contrário "OVO" é bom pro coração ! dizem eles..., mantem tudo lindinho, sendo a gema a melhor amiga do homem depois do cachorro, e como já disse meu escritor favorito o Luis Fernando Veríssimo : E quem é que vai indenizar ? , os kilómetros (ou Quilometros...sei lá!) e kilómetros de fios de ovos que deixamos de comer por causa de uma pesquisa erroneamente divulgada?, e agora sou eu mesmo que pergunta.

- Quem ? Hã? Hã? Me respondam...quem??? vai nos indenizar ?, depois de termos passados pelas angústias, mazelas e aquela ansiedade medonha, que nos açoitava cada vez que passávamos em frente a uma padaria na época do natal e víamos aquelas tranças de fios de ovos, lindas, amarelinhas, enfeitadinhas com aquelas cerejinhas vermelhinhas, brilhantezinhas , pareciam até os cabelos da Rapunzel, dentro daquela bandeja prateada onde mostravam o leitão da ceia de Natal....hummmm, EU pergunto de novo, QUEM ????? vai indenizar toda aquela água na boca que sentíamos nestes momentos?

-Quem?

-Quem?

- Quem?

Eu mesmo, por diversas vezes , estive muito próximo de sucumbir afogado, pela água na boca quando via um reles ovo frito, ou então no café da manhã de algum Hotel , parado, hipnotizado, literalmente catatônico em frente daquelas cubas fumegantes com uma enormidade de coisas proibidas: Omelete, Ovos Pochêt., Ovos fritos, Ovos mexidos, Gemadas, Ovos cozidos bem molengos pra comer de colherinha, , Pastel de santa clara, Ovo no almoço, Ovo no jantar, Ovo, a verdadeira proibida proteína alimentar, e eu continuo aqui perguntando.

- Quem?

- Quem?

Não podemos deixar que isso continue a acontecer, sem fazermos nada a respeito, sem demonstrarmos a nossa indignação, porque ELES, os Cientistas, continuam a nos atingir com suas blasfêmias e ontem á noite ouvi com estes ouvidos, que a terra há de comer:

- 100 gramas de Chocolate , equivalem em termos de energia adquirida a um beijo de 3 minutos. ( e pior e que falam isso praticamente de boca cheia)

Novamente discordo veementemente, só se for lá nos...(xá pra lá!...) como chegaram eles a estas conclusões?, e quem é que fica beijando mais de três minutos?

- QUEM?

É claro que existem sim algumas exceções, onde eu mesmo, não querendo me gabar, em minha mocidade com certeza atingi os meus dois minutos e meio, mas parei antes, que era para não sufocar a parceira.

Também acredito, que a linda filha da minha vizinha talvez alcance essa marca, ou mesmo passe disso, quando á noite no escurinho da garagem do prédio , ela fica lá, se escondendo com aquele sortudo do namorado dela, mas tenho para mim, que a tal de energia equivalente, neste caso não seja somente a do beijo em si, afinal..., e os acompanhamentos? Hã??? como dizia a minha Mãe (que deus a tenha). A Sustância mesmo, não está na mistura, e sim nos acompanhamentos, arroz, feijão, salada, batata frita, ovo, servindo o pedacinho de bife, apenas para dar nome ao prato, tipo: No almoço teremos Bife á Cavalo, o bife mesmo é pequeninho, mas o cavalo, a sela, os arreios e tudo o mais é que valem a pena, ou seja...,taí a sustância!

Nesta ótica, a tal energia do chocolate com certeza, deve ser acompanhada de pedacinho de pudim, com bolas de sorvete, que tem por baixo duas bananas e um biscoitinho e enfeitando tudo isso a cobertura multicolorida e caldalosa, com colheradas gentis daqueles farelos de amêndoas, nozes , amendoins etc. Agora, sobre a energia do beijo, acho melhor nem tecer comentários , ou detalhar os acompanhamentos e sendo eu modéstia a parte um bom cozinheiro, tenho certeza de que,

- Ninguém cozinha como eu Cozinho!

E sendo assim..., os Temperos senhores Cientistas..., os Temperos e os acompanhamentos, eles sim, são energia pura....he-he.

Pode?