Porque um Blog?

Alguns amigos me perguntam sobre o que estou escrevendo no momento?
Escrevi durante algum tempo para o Jornal do Estado (Curitiba/Paraná), para alguns Jornais e Revistas Técnicos escrevia matérias tambem técnicas ( Seguro em Foco foi um deles).
Mas o que estou escrevendo no momento são crônicas, se é que posso rotula-las com este título!.
Na verdade um pouco de verdade e um pouco de fantasia sobre a verdade.
O Livro está praticamente pronto, daí: No Prelo!.

Vou postar aqui algumas dessas pequenas estórias e conto com a compreensão dos amigos, sobre meus erros e lapsos ( que não são poucos).

Bem sei que de boas intenções, está ladrilhada a estrada que leva ao inferno, contudo...Como quem está na chuva pretende se molhar.

Adoraria receber de algum amigo uma toalha bem felpuda.

Rodolpho.




segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

14 Gambá de Cabeceira.

Gambá de Cabeceira.

Dia destes conversando com uma amiga, que morou muitos anos nos Estados Unidos e voltou recentemente, fiquei surpreso quando ela me contou que lá as pessoas se vestem do jeito que bem entendem.

Disse que é comum alguém resolver sair de casa ainda de pijama e ir até a padaria e comprar seus pães, isso quando não voltam pra casa comendo os pães no meio da rua e ainda por cima bebendo o café naqueles copos gigantes, que a gente vê nos filmes, ou então traçando aqueles biscoitos gordurentos que americanos tanto adoram.( não lembro o nome daquele biscoito, mas parece cueca virada, só que redondinho).

Eu achei aquilo uma coisa de maluco e se é que a carapuça serve : Coisa de Americano mesmo! – imagine se a moda pega aqui no Brasil?, dificilmente alguém usa sequer um pijama por aqui!. As pessoas usam mesmo “quando usam alguma coisa” é roupa velha, na maioria das vezes rasgada, com aquelas manchas enormes, parcialmente queimadas ou então camiseta de político.

Brasileiro adora camiseta de político, aquelas com a fotografia do sorridente candidato e com aquela frase: Agora é a nossa vez – ou ainda dormimos pelados mesmo , afinal aqui á bem mais quente.

Aposto que neste momento, um americano que esteja lendo este artigo, deve estar maquinando na sua enorme cabeçona loira: : “Típica dessas Brasileirrôs que son todas uns Indias Tunammbás !” , mas nós sabemos que na realidade não é isso não, eu conheço muita gente que dorme pelada, sem nada nadinha mesmo.

Lembram daquele prédio lá em Belo Horizonte, que começou a estremecer e inclinar e a cair durante a noite?, pois é..., eu tinha um amigo que era jornalista e morava lá perto (quase em frente), e quando eu soube do acontecido liguei imediatamente pra ele, preocupado que eu estava , pois achava eu que seria no prédio dele o fato ( mas não era), e papo vai, papo vem, eu falei.

- Bom , pelo menos você deve ter feito uma boas fotos, pois estava lá no momento dos fatos .

- Xiii...que nada, ( respondeu meu amigo) você nem imagina, primeiro a maioria tava tudo pelado, uma judiaria, ou então estava tão mal trajada que dava até dó de expor aquela situação, tive que emprestar roupas minhas, da minha mulher , da minha filha, e aí virou bagunça, até maquiagem da minha filha foi usada, para só depois eu poder tirar algumas fotos!

Não disse que essa moda não pega aqui no Brasil?..., isso sem comentar o outro lado da coisa, tipo os preços exorbitantes de pijamas. A pouco tempo vi numa vitrine Chic ( claro que chic, afinal loja brasileira para expor na vitrine um Pijama, só se for chic mesmo ) tão caro, mais, tão caro, que o preço do pijama, dava para eu comprar bem uns 06 Ternos completos , daqueles que já vem tudo: Camisa – Paletó – Gravata – Meias – Cinto , e até o sapato, se duvidar o manequim vem junto – isso sim, é loja brasileira de verdade.

Não que eu seja bocudo ou mexiriqueiro, mas veja bem, (só pra que voce possa me entender melhor...) minha esposa logo após nosso casamento, veio morar comigo no apartamento em que eu já morava ( herança da minha mãe), e a primeira coisa que eu notei que ela trazia consigo, foi um travesseiro todo torto, fedorento e malacafento, e ela agarrada com aquele Esterco como se fosse o Ursinho Pimpão .

Aí eu perguntei , usando de todo o tato que possuo para não melindrar as coisas:

- "Querida? , esse seu travesseiro , tem um cheirinho diferente.., é alguma erva aromática ? ou perfume que tem dentro dele?”

Pra que????? que eu fui perguntar.... – e então ela contou uma história epopéica sobre a origem daquele literalmente classificado por mim como : “ Gambá de Cabeceira” e ao final, ainda acrescentou que dele NUNCA iria se separar, e que a relação que tinha para com ele era até, ou ainda mais sólida, que as vertentes que ministraram na missa, quando do nosso casamento, e que ele tinha sido feito com nada menos , que Espuma do banco da antiga Kombi do seu pai , já falecido, e blaá blá blá etc...(mexe com quem ta quieto!).

Enfim, dei por encerrado o assunto, e escorri a conversa pra outro lado, e quanto ao que ela usa pra dormir então???? não vou nem comentar.

Isso eu não conto nem que a Vaca Tussa!

Pode?