Porque um Blog?

Alguns amigos me perguntam sobre o que estou escrevendo no momento?
Escrevi durante algum tempo para o Jornal do Estado (Curitiba/Paraná), para alguns Jornais e Revistas Técnicos escrevia matérias tambem técnicas ( Seguro em Foco foi um deles).
Mas o que estou escrevendo no momento são crônicas, se é que posso rotula-las com este título!.
Na verdade um pouco de verdade e um pouco de fantasia sobre a verdade.
O Livro está praticamente pronto, daí: No Prelo!.

Vou postar aqui algumas dessas pequenas estórias e conto com a compreensão dos amigos, sobre meus erros e lapsos ( que não são poucos).

Bem sei que de boas intenções, está ladrilhada a estrada que leva ao inferno, contudo...Como quem está na chuva pretende se molhar.

Adoraria receber de algum amigo uma toalha bem felpuda.

Rodolpho.




domingo, 14 de dezembro de 2008

10 O Casemiro.

Casemiro!

O Casemiro é um lugar especial de Curitiba, típico Bar com petiscos, abastecido com Bucho á milanesa, frango frito e rollmops, e onde é impossível não se experimentar a Carne de Onça, jogar conversa fora, falar de política e religião, receita de bolo, contar causos e piadas, . chorar as Pitangas, freqüentado por uma miríade infinita de personagens com características marcantes, porem mais de 95% Homens, homens mesmo, na verdadeira concepção da palavra, agora, os outros 5%, são pessoas que se parecem com homens e algumas mulheres que também idem, muitas vezes (em alguns casos) se parecem com eles. (hehe).
Neste lugar, ali na rua São Francisco, num beco de duas quadras, repousam algumas das construções mais antigas da Capital do Estado, janelas antigas, com luzinhas bruxuleantes de alcova, muitos prédios abandonados pelo poder público, e alguns relegados ao esquecimento pela história, mas a quadra entre a Riachuelo e a Barão do Cerro Azul, é largamente utilizada como passarela no trotoar pelas camélias e mariposas noturnas (se é que me entendem...). Eu, fazendo parte dos 95% , conheço pessoas muito interessantes e peculiares , que passam pelo Casemiro, e com personalidades marcantes e qualidades Profissionais, Artísticas e Culturais impressionantes.
Foi no Casemiro, enquanto aguardava para voltar ao Poty Lazorrotto , que é a escola em que me matriculei para dar seqüência aos estudos, que conheci um senhor bem velhinho, cabelos brancos, bigode muito bem aparado, de terno completo, gravata borboleta e bengalinha, chamado: Orlando Woczikosky, que me cedeu um papelzinho com algumas de suas poesias, que sem manifestar qualquer timidez, não se furta a declamar em público e raso, bastando para tanto somente, que o ouvinte apenas lhe dê a mínima atenção, que mesmo pelo respeito á sua idade, poucos (com certeza somente aqueles que não possuem educação para tal), não lhe concedam, e eu aproveito para aqui, deixar o recadinho do colega Orlando:
O Milagre da Trovinha

Disse-me um dia a comadre:
- A mulher só dá carinho
Quando o indivíduo for padre
E lhe mostrar o santinho...

Se assim não for, ao contrário,
Ao contrário do primeiro,
É só se for milionário,
E lhe mostrar o dinheiro.

Quem não for rico nem padre,
Por outros meios insista:
-Trovinhas, diz a comadre,
Não há mulher que resista!

O João, é outra figura também incrível, que se auto-intitula: João , a voz que clama no deserto – eletricista por profissão, é também ator Autodidata, imita de tudo um pouco, de pássaros a animais de toda a espécie, figuras de desenho animado e artistas de tv de rara estirpe, porem o mais impressionante é a capacidade da memória dele para lembrar datas de falecimento de pessoas ilustres.

- João , quando morreu Tom Jobim ?
- Morreu em tal...do ano tal.
- E o Airtom Senna?
- Morreu jovem esse menino, coitado, só tinha tantos anos, morreu em tal do ano tal
- E o Tim Maia ?
- Esse morreu em tal do ano tal..

E por aí vai. Porem havia escrito eu, metade dessa estória quando parei para fazer uma pausa, e então , seguindo o cotidiano de tarefas a cumprir , saí e fui para o Casemiro, pensando lá chegar e encontrar os colegas todos, que comigo compartilham alguns momentos naquele espaço, quando ao chegar encontrei as portas fechadas, e exposto um pequeno cartaz dizia: Fechado por motivo de Falecimento do Sr. Casemiro...fiquei consternado e literalmente desapontado com o Casemiro, homem forte, comedido em seus comentários junto a clientela, porem pessoa que sempre aparentou boa saúde e nunca soubera eu que algum problema de saúde o sensibilizava.

Enquanto estava lendo o cartaz, ouvi a voz de colegas me chamando em estabelecimento do outro lado da rua, onde todos se encontravam...olhos tristes marejados... cabisbaixos e consternados diante do inusitado ocorrido com Casemiro, que já ao café da manhã, curvou os braços e simplesmente dormiu, quedando sobre um infarto fulminante do miocárdio.

Foi quando o João sentenciou!

-Casemiro nosso amigo: faleceu em 10.05.2007 – e agora é uma pessoa ilustre nas nossas lembranças.

Seus colegas: Com saudade sempre se lembrarão de você.

Essa...Não pode!