Porque um Blog?

Alguns amigos me perguntam sobre o que estou escrevendo no momento?
Escrevi durante algum tempo para o Jornal do Estado (Curitiba/Paraná), para alguns Jornais e Revistas Técnicos escrevia matérias tambem técnicas ( Seguro em Foco foi um deles).
Mas o que estou escrevendo no momento são crônicas, se é que posso rotula-las com este título!.
Na verdade um pouco de verdade e um pouco de fantasia sobre a verdade.
O Livro está praticamente pronto, daí: No Prelo!.

Vou postar aqui algumas dessas pequenas estórias e conto com a compreensão dos amigos, sobre meus erros e lapsos ( que não são poucos).

Bem sei que de boas intenções, está ladrilhada a estrada que leva ao inferno, contudo...Como quem está na chuva pretende se molhar.

Adoraria receber de algum amigo uma toalha bem felpuda.

Rodolpho.




domingo, 28 de dezembro de 2008

12 Invasão

Invasão.

Odeio invadir...mesmo que ás vezes faça isso sem querer...bisbilhotando coisas...abrindo caderninhos...folheando revistas que não me pertencem...., mas faço isso sem maldade e raramente pois, odeio invasão.

Não gosto nem de abrir bolsas ou carteiras que o próprio dono me pediu...mesmo que pra procurar alguma coisa para esta mesma pessoa., faço, mas me sinto as vezes constrangido. INVASÃO.....Aquela de privacidade...aquela que usa do artifício de tentar nos ajudar a tomar decisões , se apóia na justificativa de que se não tivessem acontecido...nada seria feito, como se quiséssemos ou precisássemos que alguma coisa que ainda não fizemos, ainda não pensada por nós mesmos, pelos outros que invadiram fosse feita.

Em suma, Odeio invasões.

Odeio até mesmo as de coração...aquelas que as vezes fazemos quando nos referimos aos antigos namorados de nossa esposa (ou idem ao inverso)., quando perscrutamos ou fuçamos peças íntimas em busca de algum indício de que talvez estejamos sendo traídos, mesmo sem qualquer razão aparente e como justificativa, apenas o nosso medo interior, nossa insegurança...e é claro nossa insensatez e inerente estupidez.

Tive uma amiga, que tinha a mania de nos encontrar em plena rua, e então ficava nos olhando sério e fixamente no rosto.....pedia então pra esperar um pouquinho pois estava vendo alguma coisa ...e então, enfiava o dedo direto dentro do nosso nariz....que coisa mais horrível de se fazer com alguém......Enfim, odeio invasões...de terra, de espaço...de privacidade...de sabei-me deus do quê... só sei que as odeio.

Quem nunca brigou ...xingou ( com x mesmo)...chorou porque a mãe ou o pai foi mexer naquela gaveta especial..naquele caderno especial...naquele segredo especial. Muitas vezes sequer seriam segredos mesmo...daqueles de arrepiar a espinha..na verdade (quase todos), eram bobagens simples...errinhos de percurso...mentirinhas bobas feitas com intuito de encobrir outras razões...muitas delas até nobres..enfim..bobagens...vãs e tolas...bobagens..mas para nós tinham (e ainda têm), uma importância absurda, tal a magnitude de nossas razões e importâncias que lhes damos , ou de possuirmos um lugar só nosso.

Muitas vezes não conseguimos ter um lugar só nosso...nosso mesmo...onde só nós temos a chave e ninguém mais vai abrir...pode ser um cantinho em um quarto...uma tábua solta no assoalho onde escondemos coisas....uma caixa ou baú daqueles dos filmes.....uma pedra no campo.....uma árvore perdida no mato e perto dela , aquele bilhetinho que achamos na rua e dizia coisas bonitas....nem era pra nós.mas guardamos...é nosso.

É uma pena que ultimamente as pessoas como EU (que odeiam invasão) , têm que na maioria das vezes guardar coisas somente na memória ( e olhe que até lá já estão inventando coisas que ir fuçar ). Eu já a algum tempo tenho memorizado poemas ( que só os leio para mim),alguns textos..... guardado algumas imagens de locais e situações lindas, que se fosse em fotografia poderiam magoar outras pessoas, mas para mim são imagens lindas...para quem fuça ou invade, até lembrança não nos pertencem...até recordações devem ser partilhadas...EU odeio invasão.

Enfim...só memorizando mesmo...só escondendo mesmo...só mentindo mesmo...e mesmo assim....por mais que saibamos que talvez não seja muito correto ter segredos, mesmo que sejam para com a esposa, para com o amigo, para com o padre , ..compreendemos também que é direito do cidadão...do indivíduo...do ser humano., do raio que o parta. – como diria um meu amigo: Caráio!

Temos sim o direito de guardarmos segredos...mesmo das coisinhas mais tolas que outros até diriam: Porque tanta frescura com essa tolice?....e então podemos pensar: Por ser minha...me pertencer...e a mais ninguém – mas na maioria das vezes infelizmente nós dizemos, contemporizando o assunto: Você está certo...realmente é uma bobagem.

E então eu me lembro novamente do meu amigo e completo:

CARAIO!.

Pode?