Porque um Blog?

Alguns amigos me perguntam sobre o que estou escrevendo no momento?
Escrevi durante algum tempo para o Jornal do Estado (Curitiba/Paraná), para alguns Jornais e Revistas Técnicos escrevia matérias tambem técnicas ( Seguro em Foco foi um deles).
Mas o que estou escrevendo no momento são crônicas, se é que posso rotula-las com este título!.
Na verdade um pouco de verdade e um pouco de fantasia sobre a verdade.
O Livro está praticamente pronto, daí: No Prelo!.

Vou postar aqui algumas dessas pequenas estórias e conto com a compreensão dos amigos, sobre meus erros e lapsos ( que não são poucos).

Bem sei que de boas intenções, está ladrilhada a estrada que leva ao inferno, contudo...Como quem está na chuva pretende se molhar.

Adoraria receber de algum amigo uma toalha bem felpuda.

Rodolpho.




sábado, 15 de novembro de 2008

6 Virgem Maria.

Virgem Maria.

Tinha eu ainda, acho que uns 5 aninhos de idade, franzino e serelepe, passava meus dias brincando no quintal da nossa casa. Haviam muitas árvores, flores, pé de manga, goiaba, limão, banana, manga, e isso porque não posso ficar aqui só lembrando quantas e quais árvores haviam.

Não esqueço que nos fundos do quintal, bem onde acabava o terreno, existia uma parede muito alta, e eu podia ouvir o trililar de crianças brincando do outro lado, e volta e meia gritava aqui do meu lado- Oi......Oi – mas ninguém respondia, acho que não podiam me ouvir, tamanha a altura do paredão.

Um dia, eu e o Bob ( que era o meu cachorro companheiro de brincadeiras), estávamos lá no quintal fazendo nossos buracos, onde eu pensava que poderia achar quem sabe um diamante, ou então um poço de petróleo, ou melhor ainda, um tesouro escondido, ou dar de cara com um chinês ( que eu na realidade nem imaginava o que fosse isso).

Eis que derrepente, eu notei que existia um reflexo de luz na minha camisa (muito branca) e aquilo muito me surpreendeu e erguendo os olhos para a parede fui atingido em cheio pelo reflexo daquela alva luz.

Em desabalada carreira e ainda meio cego, corri pelo quintal, tropeçando em tocos, cacarecos, artefatos de jardinagem e um montão de coisas que eu mesmo havia para lá levado e gritava e chorava.

- Mamãe, mamãe, socorro...socorro, tô com medo, tô com medo.

E minha mãe, abrindo os braços me embalou carinhosamente, enxugou minhas lágrimas, e apertou bem forte, me erguendo pelos ombros, colocando no colo e perguntando : Filho o que houve?.

- Mãe, lá no quintal, tem uma luz , tão grande, tão grande, do tamanho da nossa casa...maior ainda, do tamanho do mundo inteiro, e eu quase fiquei cego só de olhar....eu tô com medo mamãe!

E ela, dando uma risada gostosa disse: Não se preocupe não meu filho, não precisa ter medo não, é só a Virgem Maria, iluminando seu caminho.

Pode?

domingo, 9 de novembro de 2008

5 Zé Mané & Estrupício.

Zé Mané e Estrupício.

Não sou unha de fome, mão de vaca , ou pior ainda , um perdulário, mas nunca gostei muito desses pedintes que andam pelas ruas nos abordando com estórias mirabolantes, que tentam justificar o porque ?, de estarem nos pedindo coisas, contudo, gostando ao não, todos nós passamos por isso no dia a dia.

Uma das estórias miraboantes que guardo em minha memória sobre estes pedintes, foi a de um rapaz muito bem vestido e asseado, de óculos e portando uma daquelas bolsas de faculdade que me abordou dizendo.

- Boa noite senhor, meu nome é José Paulo, e eu estou passando por um pequeno problema, acabo de sair da aula e um homem que acaba de virar a esquina me assaltou, levou meu relógio e minha carteira, e eu fiquei sem nada, sequer para ligar para minha casa, ou pegar um ônibus, o senhor poderia me ajudar de alguma forma?

E eu solícito, dei a ele algum dinheiro para o ônibus e cedi também um cartão de telefone público, ele me agradeceu e foi-se embora.

Dias depois passando pelo mesmo local, o mesmo rapaz e vestido da mesma forma, me abordou novamente, quando então percebi que se tratava de um golpe, e depois fiquei sabendo que o golpe tem até nome, trata-se do Mangueio, embora a definição do que realmente signifique a palavra, eu não me arvorei em pesquisar.

Independente deste episódio triste, lembro de outras duas abordagens que em parâmetro contrário achei muito peculiares. Uma delas quando estava eu em uma loja, destas de revelar fotografias e entrou um senhor, com um paletó meio amarrotado, cabelos bem penteados, sapatos engraxados, e que parecia muito distinto, e ao entrar ele na loja, disse em voz alta, chamando a atenção de todos:

- Senhores , peço a vossa atenção por apenas alguns instantes...Eu tenho ciência de que nenhuma responsabilidade voz cabe neste aspecto, porem , estou passando por uma situação muito difícil neste exato momento, e faltam-me recursos de Intendência e mesmo Subsistência, e dado a falta de trabalho, família e mesmo um Lar que me abrigue, sou levado a solicitar para: Aqueles que puderem me auxiliar, por gentileza que o façam agora e que estejam cientes de que, não poderei eu, devolver-lhes como empréstimo, mas desde já indico aquele que nunca me abandonou , e concluiu: Que Deus lhes pague – muito obrigado.

Todos que estavam na loja, olhando entre si, um a um entregaram ao homem alguns trocados, e ele com a mão estendida, colocava o dinheiro no bolso e repetia a cada um “ Que Deus lhe pague”.

Em outro caso fui abordado por um senhor literalmente embriagado e até um pouco cambaleante.

- Meu amigo, eu não vou lhe pedir dinheiro para comprar pão, comprar leite, tomar ônibus ou o raio que o parta...eu preciso de dinheiro para comprar UMA, DUAS , TRES ou quantas fazendas for possível comprar, que me façam esquecer as minhas mazelas. ( referia-se a caninha 3 Fazendas, Cachaça antiga, pelo jeito muito apreciada por ele)

Dei o dinheiro de bom grato..., pois queira ou não ele havia sido sincero e direto, e demais a mais, pelo visto UMA, DUAS, TRES ou mais fazendas, talvez não fossem suficientes para amenizar-lhe o coração sofrido.

Em outra situação eu estava em uma lanchonete comendo um salgado, quando um garotinho me puxando a manga da camisa disse:

-Tio..., tem alguma coisa pra dá?

-Tenho sim, puxão de orelha, serve?.

- É rui heim Tio!, tem outra coisa não?

-Tenho..., esculacho por você ficar aí na rua pedindo coisas..., tenho o endereço do Conselho Tutelar para levarem você para a escola..., tenho até mordida de cachorro louco vai querer?

- Radicaaaalll heim? Tio, mas não tem mais nada? , tipo um dinheiro?

- Tenho, tipo um dinheiro, mas não posso dar, mas tenho um tipo de uma vontade de dar uns cascudos na sua cabeça , pode ser?

- Tô fora ...aí ? não líbera então um tipo duma coxinha?

- Ok você me convenceu, libero um tipo duma coxinha, mas vê se pára de me chamar de Tio.

Pedi a coxinha e entreguei ao garoto, que mal pegou o salgadinho disse.

- Ta... deletado o Tio..., e então?, como quer que eu chame o senhor?

- Qualquer coisa, menos Tio.

- Legal, tchau...Zé Mané! E sumiu do mapa. Fugindo de mim o vadio, e eu fiquei lá berrando enquanto ele corria.

- Some daqui seu Estrupício....e ele já ia longe..


Pode?